
Número de mortos pela
gripe suína no México
pode atingir 149, diz governo
Organização Mundial da Saúde confirma 73 casos em quatro países Surto começou no México, e há casos em EUA, Canadá e Espanha.
Sete pessoas morreram no domingo na Cidade do México provavelmente por causa da doença, informou o secretário de Saúde da capital mexicana, Armando Ahued. "Ontem, tivemos sete mortes em hospitais da cidade. O acumulado chega a 22", disse em mensagem à imprensa. Ahued disse que outras oito pessoas com o vírus apresentaram-se no domingo, mas tiveram alta.
Saiba tudo sobre a gripe suína
Conheça os sintomas, como ocorre o contágio e como evitá-lo. Já há drogas capazes de combater o vírus, diz órgão americano.
A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe
O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los. Quais são os sintomas da gripe suína? Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia. Como se faz o diagnóstico de gripe suína? Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório. Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos? As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno. Há vacinas para a gripe suína? No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1.
Fonte: CDC
Não há motivo para a população entrar em pânico, diz Anvisa sobre gripe suína Diretor da agência afirmou que o Brasil está preparado. Nesta terça-feira, grupo do governo se reuniu para tratar do tema. O diretor geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Alvarez, informou que ainda nesta segunda-feira (27) 100 mil folhetos sobre a gripe suína estarão prontos para serem distribuídos nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. E, a partir de terça-feira (28), os demais aeroportos que operam com vôos internacionais também receberão o material. Alvarez garantiu que ainda não evidência da circulação do vírus no Brasil. A agência ainda anunciou a compra de 100 mil máscaras para distribuir nos aeroportos.
De muita propriedade a escolha de um texto que encontra-se em toda mídia.
ResponderExcluirUma maneira fácil de esclarecimento sobre a gripe suína.
Muito bom mesmo.
Bjo
Blablabla
Oioioi...
ResponderExcluirParabéns pela importante informação sobre a gripe suína...
Bjim!
"Isabel"